sábado, dezembro 29, 2007

Já foram encerrados 33 SAP - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Serviço de Atendimento Permanente de Ovar

Ainda antes do fim de 2007, os Serviços de Atendimento Permanente (SAP) de Alijó, Murça e Vila Pouca de Aguiar, em Viana do Castelo, foram encerrados, juntando-se a uma lista crescente que atinge especialmente as populações do Interior.

No total, desde o início de 2006 foram encerrados 33 serviços de atendimento nocturno em centros de saúde, prevendo-se que mais dois encerrem no dia 2 de Janeiro e que nos próximos meses mais 23 serviços tenham o mesmo destino.

Serão encerrados, no total 56 SAP, com uma maior incidência na região Centro, onde já foram fechados 16 unidades, e prevendo-se para breve que este número suba significativamente.

No Norte, foram 9 as unidades encerradas e outras tantas seguirão em breve o mesmo caminho, enquanto no Alentejo encerrou um SAP e outro também será fechado.

Em Lisboa já encerraram três SAP, seguindo-se outros cinco e no Algarve foram seis as unidades afectadas, tendo cinco sido substituidas por urgência básicas.

Mas não são apenas os SAP a encerrar, pois a lista de blocos de parto ou maternidades também é extensa e já atinge a dezena de unidades, estando previsto para breve que em Cascais, Vila Franca de Xira, Torres Vedras, Guarda, Covilhã e Castelo Branco deixe de haver esta valência.

Sem comentários: