sábado, dezembro 29, 2007

Bombeiros vão dar curso com equivalência ao 9º ano


Image Hosted by ImageShack
Formação de bombeiros

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis organizaram um curso na área da protecção civil e da prestação de socorros, integrado no programa "Novas Oportunidades".

O curso tem uma duração total de 2.010 horas e dará equivalência ao 9º ano de escolaridade, incluindo a mesma formação dada aos bombeiros, que corresponde a 970 horas do currículo.

Os destinatários deste curso de nível 2, cujo início está previsto para a segunda quinzena de Janeiro, são maiores de 18 anos, que frequentarão aulas de segunda a sexta-feira em horário pós laboral, entre as 19:00 e as 23:00, correspondendo a uma carga horária de 40 horas.

Os voluntários de Oliveira de Azeméis esperam que alguns dos formandos venham a integrar os quadros da corporação após terem concluido o curso que, para além da equivalência ao 9º ano, permitirá entrarem directamente para o quadro operacional.

Trata-se de uma iniciativa interessante, que surge como uma alternativa a formas de aprendizagem mais tradicionais mas que falham, muitas vezes, em termos de componente prática e não conferem nenhuma formação em áreas profissionais.

Por outro lado, não se limita a uma simples certificação de competências que, sendo uma opção válida quando parâmetros de exigência e de seriedade são seguidos, acaba por não acrescentar novos conhecimentos, limitando-se a verificar os existentes o que, num País com as carências educativas como o nosso, pode ser insuficiente e inadequado ao Mundo competitivo em que vivemos.

Para além do justo elogio aos bombeiros de Oliveira de Azeméis, não queremos deixar de lembrar que os bons exemplos devem ser seguidos e melhorados, sendo que este será um dos caminhos a seguir sobretudo no Interior do País, onde a formação é cada vez mais necessária.

Sem comentários: