Os Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis organizaram um curso na área da protecção civil e da prestação de socorros, integrado no programa "Novas Oportunidades".
O curso tem uma duração total de 2.010 horas e dará equivalência ao 9º ano de escolaridade, incluindo a mesma formação dada aos bombeiros, que corresponde a 970 horas do currículo.
Os destinatários deste curso de nível 2, cujo início está previsto para a segunda quinzena de Janeiro, são maiores de 18 anos, que frequentarão aulas de segunda a sexta-feira em horário pós laboral, entre as 19:00 e as 23:00, correspondendo a uma carga horária de 40 horas.
Os voluntários de Oliveira de Azeméis esperam que alguns dos formandos venham a integrar os quadros da corporação após terem concluido o curso que, para além da equivalência ao 9º ano, permitirá entrarem directamente para o quadro operacional.
Trata-se de uma iniciativa interessante, que surge como uma alternativa a formas de aprendizagem mais tradicionais mas que falham, muitas vezes, em termos de componente prática e não conferem nenhuma formação em áreas profissionais.
Por outro lado, não se limita a uma simples certificação de competências que, sendo uma opção válida quando parâmetros de exigência e de seriedade são seguidos, acaba por não acrescentar novos conhecimentos, limitando-se a verificar os existentes o que, num País com as carências educativas como o nosso, pode ser insuficiente e inadequado ao Mundo competitivo em que vivemos.
Para além do justo elogio aos bombeiros de Oliveira de Azeméis, não queremos deixar de lembrar que os bons exemplos devem ser seguidos e melhorados, sendo que este será um dos caminhos a seguir sobretudo no Interior do País, onde a formação é cada vez mais necessária.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário