quarta-feira, março 05, 2008

Jooce: um ambiente de trabalho portável


Image Hosted by Imageshack
Écran personalizado do Jooce

Para quem não tem um computador fixo, como quem recorre aos "cyber cafés" para aceder à Internet, torna-se difícil manter um "desktop" personalizado, onde todos os recursos necessários possam ser facilmente encontrados.

O desktop "online" Jooce vem responder a este problema, permitindo a cada utilizador guardar num servidor central o "layout" ou a composição do seu écran, incluindo utilitários, atalhos ou ferramentas de produtividade, como um sistema de correio eletrónico ou de mensagens instantâneas.

Esta plataforma tem vindo a merecer uma crescente aceitação por parte dos utilizadores, com mais de 50.000 inscrições só na primeira semana, esperando os três investigadores europeus que desenvolveram esta solução, que venha a ser um padrão para quem acede à Internet sem computador próprio.

Das experiências que efectuamos, podemos concluir que o Jooce é fácil de utilizar, suficientemente rápido em máquinas de gama média, desde que o acesso à Internet seja rápido, e tem um "interface" visualmente agradável.

Esta é uma solução interessante e uma alternativa a outras plataformas, mas continuamos a considerar que existem outras plataformas gratuitas, como o conjunto aplicacional fornecido pelo Google, que continua a ser o mais completo e o que melhor corresponde às nossas necessidades.

Sem comentários: