sexta-feira, novembro 19, 2021

You, um novo motor de pesquisa - 2ª parte

A privacidade também tem uma importância fundamental, com o You a garantir que não fornece a terceiros os dados dos seus utilizadores, facilita a pesquisa anónima e não inclui publicidade, evitando outra fonte habitual de intrusões a nível de privacidade.

A rapidez de resposta também foi positiva, tal como a forma de completar automaticamente as pesquisas, embora aqui nos pareça menos completo que o Google, algo que é compensado pela velocidade, mesmo tendo em conta a forma de organizar os resultados, o que significa que a plataforma foi bem desenvolvida e, mesmo que possamos assumir ter ainda um número baixo de utilizadores, está bem implementada.

Para tirar todo o partido deste novo motor, é necessário criar um utilizador, com base num endereço de correio electrónico, sem necessidade de fornecer mais informações, criando-se assim um perfíl parametrizável, onde as preferências ficam guardadas, o que facilita substancialmente o uso do You, que possui extensão para o Chrome e a possibilidade de ser o motor de pesquisa principal.

Naturalmente, sugerimos aos nossos leitores que experimentem este mecanismo de pesquisa, comparando os resultados com os obtidos via Google, e estabelecendo qual, e em que situações, um pode ter vantagens sobre o outro, sendo certo que o You não está integrado com um vasto conjunto de produtos e plataformas, tal como acontece com o seu concorrente, algo que tanto pode ser uma vantagem, como uma desvantagem.

Sem comentários: