sexta-feira, março 24, 2006

Criada a Associação Portuguesa de Bombeiros e Técnicos Especialistas


Image Hosted by Imageshack
Associação Portuguesa de Bombeiros e Técnicos Especialistas

A Associação Portuguesa de Bombeiros e Técnicos Especialistas (APBTE) nasceu esta quinta-feira e tem como principal objectivo dar apoio psicológico e técnico, assim como formação, aos bombeiros de todo o país, desde comandantes a cadetes.

A APBTE considera vir preencher a falta de apoio técnico aos bombeiros dizendo que apenas "existe a Liga dos Bombeiros Portugueses que funciona como entidade patronal e a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais que tem uma vertente mais sindical".

Esta nova associação está no "meio" e pretende aumentar o conhecimento quer através da investigação, quer da formação técnica, explicou em primeira mão ao Portugal Diário, Pedro Rios, porta-voz desta iniciativa privada sem fins lucrativo.

Um dos primeiros passos é ensinar os bombeiros a lidar com situações de "stress extremo" para que o cidadão possa ser melhor servido, considerando que uma formação inicial que será completada sempre que os homens no terreno necessitarem.

"Pela primeira vez os bombeiros vão ter ao seu dispor especialistas para dar assistência também a nível psicológico, além de técnico", explicou o responsável.

A Associação está representada na Federação Europeia das Associações de Oficiais de Bombeiros e Portugal é já o mentor do modelo de Control Incident Stress Management (CISM) para a Europa.

"Existe um modelo americano de gestão destas situações, no entanto, na Europa existia essa falha. Portugal assumiu essa responsabilidade de adaptar um modelo mais leve que o americano. Os outros países vão basear-se nos resultados da experiência portuguesa", adiantou.

O apoio psicológico estará também disponível, numa fase posterior, para as vítimas de acidentes e fogos, desde que "não nos sobreponhamos às competências do Ministério da Saúde".

Em cima da mesa também estão protocolos com câmaras ou escolas. "Assim, podemos ser independentes e não depender de subsídios", explicou Pedro Rios.

Apesar do carácter particular, a Associação já pediu audiências com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e com o Ministério da Administração Interna.

Os contactos desta Associação, via correio electrónico, são:

Geral – geral.apbte@sapo.pt
Aristides Ferreira – aristides.apbte@sapo.pt
Bruno Brito – brunobrito.apbte@sapo.pt
Eugénio Laborinho – laborinho.apbte@sapo.pt
José Abel Ramos – abelramos.apbte@sapo.pt
Jorge Santiago – jorgesantiago.apbte@sapo.pt
Pedro Rios – pedrorios.apbte@sapo.pt

À nova Associação, desejamos, desde já, as maiores felicidades na prossecução dos seus objectivos e fazemos votos de que desenvolva uma colaboração frutuosa com as suas congéneres e restantes entidades a actuar neste sector.

3 comentários:

Nuno Cabeçadas disse...

Quando chega a chuva, é muito fácil esquecer quem passou um Verão a lutar para que o País não arda.

Infelizmente somos governados por amnésicos e poucos ainda se lembram que só o ano passado morreram 13 bombeiros a combater as chamas.

Obrigado por passares por aqui.

Anónimo disse...

Olá a todos.Em primeiro lugar quero felicitar-vos por esta iniciativa, que apesar de chegar atrasada é sempre benvinda, e obviamente, uma mais valia a quem dedica tanto de si em prol dos outros. Sou tripulante de ambulância e finalista do curso de Psicologia, sendo que estou a desenvolver um trabalho sobre a importância do Psicólogo em contexto pré-hospitalar. Neste sentido, gostaria de saber mais informações sobre o trabalho desta associação, que tipo de intervenções promovem e os resultados obtidos.
Obrigado.

Nuno Cabeçadas disse...

Olá Ju
Para saber mais informações, o ideal será contactar directamente a Associação através do link que está no texto.
Nós aqui só a divulgamos, mas não somos associados.
Obrigado pela visita e tudo de bom.