segunda-feira, maio 14, 2007

Registo de informação no Google


Image Hosted by ImageShack
Écran de pesquisa do Google

Foi anunciado no "blog" do Google que a informação resultante de pesquisas irá ser mantida durante um período de entre 18 e 24 meses, após o que será destruida.

Este foi o compromisso encontrado pelo Google no seguimento de uma directiva da Comunidade Europeia que obriga esta informação a ser mantida entre 6 e 24 meses, mas que ainda não foi devidamente regulamentada dado que tal só é obrigatório a partir de 2009.

Por outro lado, o Governo americano pretende que esta informação seja armazenada durante 24 meses, de forma a facilitar investigações na luta contra o crime, nomeadamente contra o terrorismo, sendo que este prazo é considerado exagerado por vários especialistas.

Uma possibilidade seria a de permitir ao utilizador selecionar qual o prazo em que as suas pesquisas ficariam armazenadas, num mínimo de 6 meses, sendo que, após haver legislação nacional, o valor seria ajustado de acordo com o que então fosse determinado com base no país de onde o IP fosse originário.

O Google optou pelos prazos mencionados como forma de equilíbrio entre a necessidade de proteger o seu próprio sistema e de o apurar, de responder a obrigações legais díspares provenientes de distintos enquadramentos legais e de garantir a privacidade dos seus utilizadores.

Para além das pesquisas efectuadas, também os endereços de IP são mantidos, quer como forma de defesa, quer para fins tão diversos como a luta contra vários tipos de crime, como a fraude informática, complementando os dados resultante das pesquisas na consolidação da informação necessária à implementação de medidas de segurança e na resposta a eventuais solicitações de entidades responsáveis por investigações.

Aconselhamos a quem utiliza o mecanismo de pesquisa do Google a ler o texto integral, em inglês, de modo a estar ciente das implicações resultantes de um serviço que, actualmente, dificilmente podemos dispensar.

Sem comentários: