quinta-feira, dezembro 18, 2008

"Browsers" falham testes de segurança


Image Hosted by ImageShack
Um écran do Firefox, um dos vencedores

Um teste de segurança realizado pela consultora de segurança Chapin Information Services revela que os "browsers" mais utilizados não protegem devidamente as "passwords" dos utilizadores, permitindo o seu acesso indevido.

O pior resultado foi para a versão "beta" do Google Chrome e para o Safari 3.2, com apenas dois resultados positivos nos vinte e um testes efectuados, enquanto o Internet Explorer 7.0 teve cinco e o Opera 9.62 e o Firefox 3.0.4 passaram em sete.

O Chrome revelou-se particularmente perigoso, ao falhar na verificação da localização dos pedidos de "passwords" e no próprio destino para onde são enviadas, para além de ser vulnerável a processos que podem manipular as "passwords" sem a intervenção do seu utilizador.

Os testes realizados avaliam o grau de protecção que os "browsers" oferecem contra "hackers" ou ataques de "phishing" no sentido de obter as "passwords" dos utilizadores, verificando que, na sua globalidade são pouco eficazes e que a segurança reside, essencialmente, em quem os utiliza.

Faltou testar a nova versão do Internet Explorer, a 8.0, actualmente ainda "beta", mas que oferece uma protecção superior à versão anterior e, na nossa opinião e após alguns meses de utilização, demonstra uma robustez e fiabilidade que justifica, pelo menos, ser testada pelos nossos leitores.

Sem comentários: