sexta-feira, julho 16, 2021

Impunidade de Estado - 3ª parte

4ª - As pessoas não estúpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas estúpidas. Em particular, os não estúpidos esquecem-se constantemente que em qualquer momento, lugar e situação, tratar e/ou associar-se com indivíduos estúpidos revela-se, infalivelmente, um erro que se paga muito caro.

5ª - A pessoa estúpida é o tipo de pessoa mais perigosa que existe.

Corolário - O estúpido é mais perigoso que o bandido.

Acrece, naturalmente que existe uma tendência natural para aqueles que, segundo estes princípios, se enquadram na categoria de "estúpidos", tendem a agregar-se quanto tal serve os seus interesses, conspirando à margem da lei e indiferentes a qualquer ética, como forma de obter algum tipo de vantagem, mesmo que intangível, independentemente do custo que tal possa ter para a sociedade.

Enquadramos aqui, naturalmente, os esquemas de corrupção, cada vez mais visíveis e tentaculares, e as detenções de Berardo e Vieira, no espaço de dias, são disso exemplo, sendo perceptível que existe uma correlação entre os casos, que, indubitavelmente, abrangem um vasto número de cúmplices, recrutados, sobretudo, entre decisores políticos que, seja por dinheiro, seja por simples vaidade, lhes oferecem vantagens inalcançáveis à luz da lei.

Sem comentários: