domingo, dezembro 18, 2005

Incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela


Image Hosted by Imageshack
Zona queimada na Serra da Estrela

Ocorreu hoje, com início às 09:30, um incêndio que lavrou durante todo o dia no Parque Natural da Serra da Estrela, disse à agência Lusa uma fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, acrescentando que as chamas consumiram uma área florestal na zona de Malhão, no concelho de Gouveia.

O CDOS da Guarda informou ainda que o fogo foi combatido por 36 bombeiros, provenientes de 5 corporações do distrito, apoiados por 6 viaturas e um helicóptero, numa zona de difícil acesso onde a maioria do esforço acaba por recair sobre os meios humanos.

Ainda segundo o CDOS da Guarda, o incêndio foi considerado extinto já depois do cair da noite, tendo ocorrido na mesma área em que a 10 de Janeiro, também em pleno Inverno ocorrera outro fogo florestal.

Muito provavelmente, o incêndio terá sido o resultado de uma queimada que ficou descontrolada devido aos fortes ventos que se faziam sentir na altura, já que o terreno é zona de pastos, mas serve de alerta para o facto de o risco de fogos se estender aos meses mais frios.

Durante este ano, o Parque Natural da Serra da Estrela foi devastado por incêndios florestais, com graves consequências a nível ecológico, as quais foram desvalorizadas pelo actual Executivo, não obstante os sucessivos avisos de autarcas locais e organizações ambientalistas.

Embora exista uma capacidade de regeneração natural, até hoje pouco foi feito para recuperar as áreas florestais queimadas, pelo que os recursos turísticos desta zona se arriscam ficar reduzidos aos desportos de Inverno, com graves prejuizos para um Parque Natural já bastante empobrecido.

Sem comentários: