segunda-feira, outubro 08, 2007

McAfee disponibiliza o Rootkit Detective 1.0


Image Hosted by ImageShack
Écran do McAfee Rootkit Detective 1.0

Já apresentamos num texto anterior um "rootkit", no qual foi descrita, de forma sucinta, a forma de actuar e os perigos desta ameaça contra os sistemas informáticos que se tem vindo a difundir recentemente.

Para além do produto do AVG que consta desse texto, existem outras alternativas, entre as quais o McAfee Rootkit Detective 1.0, desenvolvido pelos laboratórios de um dos mais conhecidos especialistas mundiais em sistemas anti-virus.

Este "rootkit" pode ser obtido gratuitamente e não carece de instalação ou de uma reinicialização do computador, podendo ser utilizado imediatamente após ter sido descomprimido.

O produto da McAfee pesquisa áreas onde tradicionalmente outros sistemas não penetram ou que estão escondidos para os utilizadores e fornece informações acerca de componentes instalados e processos considerados maliciosos e que podem afectar a estabilidade do computador.

Também é possível ao utilizador enviar os ficheiros escondidos que o "rootkit" detecta para os laboratórios da McAfee onde estes serão processados e analizados, de modo a que o programa seja melhorado e sejam emitidos os necessários alertas casos surjam novas ameaças.

A luta contra os vírus depende, também, dos dados fornecidos pelos utilizadores que, ao verificarem a existência de novas ameaças e ao comunicá-las, permitem desenvolver soluções mais eficazes e abrangentes e melhorar os produtos existentes, pelo que, caso algo de suspeito aconteça com o computador de algum dos nossos leitores, será vantajoso para todos que tal seja reportado.

Sem comentários: