terça-feira, maio 06, 2008

Petição contra o "Acordo Ortográfico" da língua portuguesa


Image Hosted by ImageShack
Antigo vocabulário português

Com o apoio de vários políticos, escritores, entre outros, está a decorrer uma petição contra a implementação do "Acordo Ortográfico" da língua portuguesa, no qual é revista parte da ortografia utilizada em Portugal.

Este acordo vem, basicamente, institucionalizar a ortografia tal como é usada no Brasil como a forma correcta de escrita para todos os países que usam a língua portuguesa, acabando com um conjunto de particularidades que, em muitos casos, correspondem à própria pronúncia das palavras em Portugal e em diversos países africanos.

Para além dos erros que constam do documento, contrariando a prática e a pronúncia, é a própria herança cultural que está em causa, não contribuindo esta revisão para qualquer propósito válido, como a diminuição do analfabetismo.

Em termos económicos, este acordo vem, essencialmente, permitir aos editores brasileiros colocar os seus livros no mercado nacional sem alterações, enquanto que caberá aos portugueses promover as necessárias alterações, suportar os encargos decorrentes e bater-se contra uma invasão que já se anuncia.

Convidamos os nossos leitores a ler o texto constante desta petição e, caso concordem com o conteúdo, a assiná-lo de modo a que este acordo seja, numa primeira fase, suspenso e, numa segunda revisto ou, pura e simplesmente, anulado.

Sem comentários: