segunda-feira, abril 03, 2006

Dois terços dos internautas portugueses acedem a blogs


Image Hosted by Imageshack
Gatochy's Blog: a entrevista que faltava

Ao longo do ano passado quase dois terços, concretamente 65.1% dos portugueses que utilizam Internet a partir de suas casas, acederam a "blogs", conclui o NetPanel da Marktest, que contabilizou 917.000 utilizadores deste tipo de páginas.

A consultora apurou que foram dedicadas 1.600.000 de horas à visualização de "blogs" no ano passado, que permitiram aceder a 120.000.000 páginas, a uma média de 131 por utilizador e de 1 hora e 45 minutos por cada utilizador.

Numa distribuição por meses, Janeiro foi o período em que um maior número de internautas visitou este tipo de páginas, com 394.000 utilizadores únicos.

No que se refere aos dias da semana, o Domingo é o mais utilizado para aceder a "blogs", com 509.000 utilizadores únicos, enquanto a sexta feira é o dia de menor adesão a este tipo de páginas com apenas 450.000.

Em qualquer dos casos, a hora de maior afluência a "blogs", com 266.000 portugueses ligados, ronda as 22 horas e 20 minutos, diz a Marktest.

A análise da Marktest, realizada junto de utilizadores com mais de 15 anos, mostra ainda que 67.2% dos "bloggers" são homens, a maioria, 67.3%, tem menos de 34 anos, enquanto 43.8% pertencem às classes sociais alta e média alta, com uma percentagem idêntica, de 45.3% residindo nas regiões de Lisboa ou Porto.

Falta, no entanto, analisar que tipo de "blogs" são mais consultados e em que língua estão escritos, de modo a caracterizar melhor a influência destes a nível nacional.

Este estudo tem para nós um óbvio interesse, pois verifica-se que esta forma de comunicação tem vindo a crescer, com um impacto cada vez maior na sociedade portuguesa, sendo um meio de expressão livre e dinâmico que se tem vindo a afirmar progressivamente.

Os "blogs" são fáceis de criar e de gerir, mesmo por quem não tenha conhecimentos avançados de informática, e a rapidez de actualização pode torná-los atractivos, quer como substituição, quer como complemento dos "sites" tradicionais.

Vários dos "blogs" mais conhecidos e visitados deram origem a livros ou a movimentos de opinião, e o estudo desta nova realidade, ainda pouco conhecida em termos científicos, estamos certos que poderá revelar muitas surpresas.

Entretanto, sugerimos aos nossos leitores uma visita a "sites" como o Blogger, da Google, ou o Sapo e a fazer uma pequena experiência no mundo dos "blogs", no que pode ser o princípio de um novo e proveitoso espaço de comunicação.

Sem comentários: