domingo, setembro 24, 2006

Cavaco Silva visitou o Gerês


Image Hosted by ImageShack
Aldeia abandonada no Interior - Drave

O Presidente da República visitou hoje o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), tendo sobrevoado de helicóptero esta região que foi devastada pelos incêndios de Agosto e Setembro.

Na deslocação, anunciada esta semana pela Presidência, a convite de autarcas e entidades locais, Cavaco Silva contactou com as populações e ouviu diversas críticas sobretudo dos pastores, que ainda esperam a ajuda em termos de feno e alimentos para o gado prometida pelo Governo através do Ministério da Agricultura.

Os incêndios deste Verão queimaram 3.600 hectares do único parque nacional do país, levantando um coro de críticas por parte de autarcas e bombeiros, muitas delas dirigidas contra o ministro da Agricultura Jaime Silva e os secretários de Estado da Administração Interna e do Ambiente, que acompanharam o Presidente da República nesta deslocação.

Confessando-se "impressionado" com a devastação, o Presidente da República considerou que a a defesa da floresta é uma "responsabilidade colectiva" e que passa "sobretudo pelo ordenamento do território".

Apesar de este ano ter ardido menos área do que em anos anteriores, o incêndio no Gerês vem colocar a tónica na defesa de áreas de importância estratégica como o PNPG, reforçando a necessidade de uma política de prevenção e combate mais eficaz de modo a "acabar com esta designação de época de incêndios".

Para além do apoio e do incentivo de que necessitam aqueles que foram directamente afectados, o facto de ter sido atribuido ao ordenamento do território a principal responsabilidade pelo sucedido, é da maior importância e aponta o caminho a seguir para resolver o problema dos incêndios.

Tal como mencionamos em diversos textos, não é através da aquisição sucessiva de meios de combate que este problema vai ser resolvido e a política de "controle de danos" que tem sido seguida pelos sucessivos governos apenas adia a completa destruição das áreas verdes e a desertificação do Interior do País.

Enquanto não houver uma política séria de desenvolvimento do Interior, com incentivos para a fixação de empresas capazes de atrair uma população jovem, os incêndios florestais vão continuar a consumir o pouco que resta da floresta portuguesa, enquanto empurram os poucos habitantes que restam para uma completa dependência de apoios e subsídios que apenas adiam uma completa ruina.

Espera-se que esta perspectiva e o facto de a luta contra os fogos ser considerado como "um desígnio nacional", contribua para uma maior prioridade na resolução dos problemas estruturais e na prevenção, deixando de considerar o combate como a primeira e muitas vezes única abordagem.

Sem comentários: