sábado, setembro 23, 2006

EasyGPS - Um programa de orientação gratuito


Image Hosted by ImageShack
Écran do EasyGPS

A maioria dos programas destinados a orientção via GPS, como o Oziexplorer ou o CompeGPS, são "shareware", o que significa que devem ser registados e pagos para utilizá-los durante mais do que o período experimental.

Existem, no entanto, alguns programas que, mesmo sendo mais limitados, podem satisfazer alguns utilizadores, com a vantagem de uma maior simplicidade e sendo completamente gratuitos.

Mesmo sem algumas das caraterísticas de alguns dos programas mais conhecidos, o facto é que a esmagadora maioria dos utilizadores usa um número limitado de funções que, basicamente, corresponde a determinar o posicionamento correcto interpretando o sinal do GPS e seguir uma rota ou traçar um itinerário com base num determinado número de pontos de passagem.

Entre estes, encontra-se o EasyGPS, que oferece as habituais funções de armazenamento de itinerários, e é compatível com modelos de GPS tão distintos como os Garmin, Magellan, Lowrance ou o simples receptor capaz de enviar dados em formato NMEA.

Este programa permite, inclusivé ler ou carregar "waypoints" de diversos modelos de GPS, proceder à impressão de mapas ou itinerários ou ser usado simplesmente para efeitos de "backup" do conteúdo dos receptores.

O EasyGPS apresenta ainda a vantagem de funcionar em equipamentos com menor "performance", podendo rentabilizar assim computadores portáteis que tenham dificuldades em utilizar programas mais pesados e que necessitem de maiores recursos.

Sugerimos uma visita ao "site" deste programa, certos de que poderá corresponder aos requisitos de muitos utilizadores e voltaremos a apresentar programs equivalentes nos próximos dias, de modo a que possam ser avaliados e comparados, certos de que podem responder à maioria das necessidades dos nossos leitores.

Sem comentários: