quarta-feira, setembro 20, 2006

Furacão "Gordon" chega aos Açores esta noite


Image Hosted by ImageShack
Imagem de satélite do Gordon - CBS News

O "Gordon" chega esta noite aos Açores, atingindo principalmente as Flores e o Corvo, mas também o núcleo central, ainda sob a forma de furacão e não de tempestade tropical, conforme previsto inicialmente.

Neste momento, é ainda cedo para conhecer as consequências, mas não queremos deixar de referir que, apesar de terem sido mobilizados 300 elementos ligados ao Governo Regional e 200 bombeiros, os alertas pecaram por tardios, provavelmente na esperança de que o furacão enfraquecesse.

Esta perspectiva de aguardar e esperar pelo melhor ao invés de optar por um alerta antecipado que contemple o pior dos cenários, parece-nos errada, dado aumentar os riscos para as populações sem com isso diminuir o nível de alarme que este tipo de acontecimento sempre gera.

Alertar para o que de mais grave pode suceder, com a devida antecedência, não é uma forma de alarmismo quando devidamente explicada e justificada, mas tão somente um acto de responsabilidade que se espera por parte das autoridades, dando tempo às populações e aos meios de socorro para se prepararem atempadamente, estabelcerem planos de contingência e considerarem alternativas, de forma a que os riscos sejam reduzidos ao mínimo.

Desta forma, reforça-se a confiança das populações e dos elementos de socorro, evitando situações de pânico que são facilmente geradas pelo imprevisto que tende a acontecer quando algo surge como muito mais grave do que o previsto.

Sem comentários: