quinta-feira, setembro 21, 2006

Presidente visita o Parque da Peneda-Gerês este sábado


Image Hosted by ImageShack
Grupo de bombeiros durante o incêndio deste Verão

A Presidência da República anunciou a visita de Cavaco Silva ao Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) no próximo sábado, a convite de autarcas e cidadãos desta região particularmente afectada pelos incêndios deste Verão.

No passado mês de Agosto os fogos destruíram 3.600 hectares de floresta, entre os quais 75% da reserva do Ramiscal e da Mata do Mezio, e causaram prejuízos a cerca de 300 pastores e agricultures da zona, causando ainda danos da maior gravidade no sistema ecológico do único Parque Nacional português.

Lembramos que o impacto destes incêndios foi minimizado em declarações públicas por parte de diversas entidades oficiais e que aspectos relacionados com a protecção deste importante património nacional continuam a ser contestados por bombeiros e autarcas, facto que abordamos em textos publicados recentemente.

A devastação do PNPG, que muitos atribuem a falta de acessos motivados por uma opção errada em termos de prevenção, mas que também se deve à lentidão com que os meios foram disponibilizados em virtude de uma deficiente avaliação do risco, afectou gravemente os recursos económicos de habitantes da zona, que necessitam de apoio urgente.

É de ter em atenção que desenvolver uma actividade económica no interior de zonas protegidas obriga a uma substancial perda de autonomia, do que resulta que a responsabilidade pela reparação de perdas derivadas de acontecimentos como um incêndio, transita para o Estado e para a Direcção da área protegida em questão, dado serem estas entidades a estabelecer os planos de prevenção e combate.

A visita do Presidente da República, para além de lançar um alerta sobre uma zona particularmente atingida, deve recordar que por todo o País houve inúmeros concidadãos que foram igualmente afectados por um problema que, passado o Verão, cai frequentemente no esquecimento.

Espera-se que, para além do incentivo às populações e autarcas locais, esta visita seja aproveitada para por uma tónica especial na necessidade do reordenamento do território e na implementação de medidas de prevenção de incêndios com a antecedência capaz de evitar uma nova tragédia no próximo ano.

Sem comentários: