sexta-feira, setembro 22, 2006

Google Spreadsheets


Image Hosted by ImageShack
Google Spreadsheets com melhoramentos

O uso de "spreadsheets" ou folhas de cálculo electrónicas é normalmente associado a programas como o Microsoft Excel e tendem a requerer a instalação de um programa no computador.

No entanto, também é possível usar folhas de cálculo "on-line", sem qualquer "software" local através de um simples "browser" acendendo ao site da Google, onde esta funcionalidade existe sem custos para o utilizador.

Apesar de não dispor de tantas funções como o Excel, a maioria daquelas que realmente são utilizadas pelo utilizador comum, como as operações matemáticas essenciais, ordenamento, formatação, exportação, entre outras, estão presentes no Google Spreadsheets.

Neste momento, foram introduzidas alterações, como a possibilidade de colocar várias linhas na mesma célula, partilhar informação ou usar formatos novos como o conhecido PDF, tornando muito mais polivalente este produto, que pode ser usado nas mais diversas plataformas deste que possuam ligação à Internet.

Igualmente importante, é a possibilidade de utilizar estas folhas em conjunto com outros produtos do Google, como o correio electrónico, integrando assim várias funções do que resulta uma maior produtividade para o utilizador.

Quem possuir uma conta de Gmail poderá utilizar facilmente estas folhas de cálculo, bastando para tal aceder ao endereço após introduzir a mesma "password" com que acede ao correio electrónico, pelo que sugerimos uma breve experiência que provavelmente dará origem a muitos utilizadores frequentes.

Sem comentários: