domingo, setembro 17, 2006

Campanha dos Mosqueteiros oferece viaturas aos bombeiros


Image Hosted by ImageShack
Um dos veículos oferecidos nesta campanha

Várias corporações de bombeiros vão receber hoje as viaturas ligeiras de combate a incêndios oferecidas através da campanha do grupo de supermercados "Os Mosqueteiros" designada por "Ajude-nos a apagar este incêndio".

Entre os contemplados na região Centro estão as corporções de Anadia, que recebe uma viatura por sorteio, a de Cantanhede, por indicação de "Os Mosqueteiros" e a dos Municipais de Viseu.

Sabendo que o parque automóvel destas corporações de voluntários é escasso e com uma idade avançada, com veículos que em alguns casos não se adequam às necessidades, este reforço é essencial e vem dar maior solidez aos meios de ataque a incêndios florestais.

Dado que são concelhos com áreas florestais importantes, a existência de viaturas que permitam quer um patrulhamento, quer uma primeira intervenção rápida, revela-se da maior importância e segue as actuais tácticas de atacar os fogos à nascença.

Mário Teixeira, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, considera a viatura de particular utilidade "pelas suas características, nomeadamente de saída e chegada rápida, é das mais utilizadas no combate a incêndios", mas salienta a necessidade de aquirir uma ambulância e de um carro vocacionado para os incêndios industriais.

Cumpre-nos saudar esta iniciativa do grupo de supermercados "Os Mosqueteiros", que vem suprir algumas das muitas carências com que os bombeiros se debatem, muito especialmente numa altura em que é necessário repor equipamentos e viaturas danificados ou destruidos ao longo destes meses de incêndios florestais.

Quando se equaciona a profissionalização parcial dos corpos de bombeiros, a escassez de material e a incapacidade de financiar novas aquisições vem lançar um alerta quanto à possibilidade da responsabilidade tripartida dividida entre as associações, as autarquias e o poder central através do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

Relativamente à questão do financiamento e da viabilidade desta solução nos moldes previstos, já manifestamos as nossas reservas num texto recentemente publicado, pelo que não será de nos alongarmos sobre este assunto, mas devemos ressalvar aqui o papel essencial da sociedade civil, que tememos diminua com a profissionalização e devido à actual situação económica de muitas famílias.

Infelizmente, quando se fala de profissionalização, a tentação é de considerar que daí decorre automaticamente uma autonomia financeira, pelo que os donativos podem parecer injustificados a muitos, resultando numa quebra de receitas.

Devemos, ainda, lembrar que, sem o apoio da sociedade civil, nesta incluindo entidade empresariais, a missão dos bombeiros, já de sí difícil torna-se quase impossível, comprometendo a segurança das populações e dos seus bens, bem como a dos que arriscam a vida para as proteger, pelo que se impõe reequacionar a questão do financiamento antes de se optar por uma nova estrutura organizativa de que resultem maiores encargos para todos.

Sem comentários: