terça-feira, setembro 19, 2006

Tempestade tropical chega hoje aos Açores


Image Hosted by ImageShack
Imagem satélite de tempestade tropical

Uma tempestade tropical deverá atingir a partir de terça-feira os Açores, com ventos com rajadas máximas de 130 km/h, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Meteorologia (IM).

Segundo o IM, a partir de hoje o agravamento do estado do tempo deverá atingir todas as ilhas do arquipélago em consequência da influência do furacão "Gordon", que deve chegar ao arquipélago mais fraco, já como tempestade tropical.

A partir do cair da noite estão ainda previstas chuvas fortes e ondulação máxima de sete metros, o que deverá prejudicar os voos e a navegação no arquipélago, disse o IM, que prevê uma melhoria do tempo para quinta-feira, altura em que o vento deverá diminuir de intensidade.

O Serviço Regional de Protecção Civil Bombeiros dos Açores informou que tomará eventuais medidas de prevenção que serão comunicadas às populações, com base na análise das últimas informações fornecidas pelo IM.

Neste momento, no "site" do IM, a previsão aponta para um estado de "Alerta Vermelho", com vento, precipitação, trovoada e agitação marítimas, pelo que é de equacionar a necessidade de alertar desde já as populações que vivem no grupo central, onde o efeito será mais sentido.

Devemos dizer que este alerta peca por tardio e que a antecedência de um aviso, mesmo correndo o risco de pecar por excesso, deverá ser efectuado com maior antecedência, dado que existe um conjunto de situações a acautelar que dificilmente podem ser contempladas no curto espaço de tempo previsto pela Protecção Civil regional, que só agora informa no seu "site" quais as medidas a adoptar, recomendando que sejam "as precauções habituais".

Fica aqui este alerta, destinado sobretudo aos nossos leitores nos Açores, de modo a ter os cuidados necessários para evitar consequências de maior.

Sem comentários: