terça-feira, setembro 05, 2006

Parque Nacional da Peneda Geres continua a arder


Image Hosted by ImageShack
Aspecto do relevo acentuado do Parque

Às 23:41, continuavam por circunscrever três incêndios em território continental, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

O incêndio que começou ontem em São Bento, na zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no martirizado concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, reacendeu-se pelas 17:05, depois de ter sido dado como controlado às 13.00, altura em que esteva presente o secretário de estado da Administração Interna.

Este incêndio está a ser combatido por 130 bombeiros com 36 veículos, apoiados por grupos de reforço provenientes de Aveiro e Coimbra e quatro pelotões militares e foi dado como circunscrito pelas 21:31.

Em Fiães, no concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, 74 bombeiros com 18 veículos continua por circunscrever um incêndio em mato que lavra desde as 15:20.

No mesmo distrito, no concelho de Montalegre, um fogo continua por circunscrever e atinge tambem áreas do PNPG, estando a ser combatido por 10 bombeiros e 2 veículos em áreas de acesso difícil ou quase impossível.

Assim, apesar dos vários incêndios que têm sido sucessivamente dominados, uma das áreas de maior importância ecológica do nosso País, continua a ser devastada quase diariamente, sendo que o impacto quer a nível ambiental, quer na economia local necessita de ser avaliado com urgência.

Já circunscrito está o fogo na localidade de Sanfins, concelho de Fafe, no distrito de Braga, onde estão estão 32 bombeiros, com o apoio de 9 veículos.

Em Cidadelhe, no concelho de Pinhel, distrito da Guarda, um incêndio continua activo e por circunscrever, sendo combatido por 33 bombeiros apoiados por 10 viaturas.

Em Palmaria/Formigas, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, lavra um fogo florestal desde as 13:33, que está circunscrito desde as 23:25, encontrando-se no terreno 177 bombeiros e 52 veículos.

Em Alqueidão/Seiça, também no concelho de Ourém, um outro fogo que começou pelas 19:31 está a ser combatido por 49 bombeiros apoiados por 13 veículos.

Devido ao tempo quente e baixa humidade, o SNBPC determinou prolongar o "Alerta Amarelo" até ao dia 06 de Setembro, sendo que, para além do perigo de incêndio, lembramos que os níveis de ozono obrigam a um alerta em diversos concelhos do País, sobretudo no Alentejo.

Com o prolongamento deste nível de alerta, para além de uma maior disponibilidade de meios, envia-se também uma mensagem às populações, no sentido de uma maior prudência relativamente a qualquer acção de que possa resultar uma ignição.

Sem comentários: