sábado, setembro 09, 2006

Cinco incêndios por circunscrever no Centro e Norte do País


Image Hosted by ImageShack
Incêndio durante o mês de Julho de 2006

Cinco incêndios estavam por circunscrever nos distritos de Vila Real, Castelo Branco, Bragança e Porto, perto das 00:00, segundo informou o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

No distrito de Vila Real, concelho de Vila Pouca de Aguiar, um reacendimento na localidade de Barbadães de Baixo, é combatido por 106 bombeiros apoiados por 30 viaturas, consumindo mato desde as 00:22 de ontem.

No Teatro de Operações está presente o 2º Comandante Distrital, bem como Grupos de Reforço de Incêndios Florestais provenientes de Bragança e Aveiro.

No distrito e concelho de Castelo Branco, na localidade da Mata, outro incêndio que consume floresta ainda não está circunscrito e é combatido por 24 bombeiros com 6 viaturas, apoiados pelo Grupo de Reforço de Incêndios Florestais 3 da Coluna Nacional.

No mesmo distrito, mas no concelho de Belmonte, na localidade da Serra da Esperança, outro incêndio em floresta 65 bombeiros, apoiados por 14 viaturas, e já obrigou ao encerramento a A23 perto de Belmonte.

No concelho de Vila Flor, distrito de Bragança, em Valtorno, outro incêndio em mato lavra desde as 23:08 e continua igualmente por circunscrever, estando no local 104 bombeiros com 25 viaturas.

Finalmente no distrito do Porto, em Santa Cruz, no concelho de Amarante, um incêndio em mato ocupa 40 bombeiros apoiados por 12 viaturas.

Devido às altas temperaturas, sobretudo no Interior do País, o SNBPC prolongou o "Alerta Amarelo", até ontem, dia 08, de modo a manter os níveis de efectivos e prontidão que o número de ocorrências obriga.

Embora a chamada "época dos fogos" ainda não tenha terminado, dentro de uma semana tentaremos começar a analisar quer os números, quer alguns dos factos, sobretudo a nível das alterações introduzidas no dispositivo e em que medida estas poderão ter contribuido para uma diminuição da área ardida.

Sem comentários: