segunda-feira, setembro 04, 2006

Incêndio no Parque da Peneda Gerês continua activo


Image Hosted by ImageShack
Imagem do único parque nacional português

Um incêndio que lavrava no Parque Natural Peneda Gerês, na zona de Prado da Messe, em Braga, já foi extinto, mas um outro deflagrou na mesma região e continua por controlar, segundo anunciou o Serviço Nacional dos Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

O incêndio em Prado da Messe, no concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, foi dado como extintas às 17:17, tendo estado no terreno 20 bombeiros, apoiados por três veículos e um helicóptero.

Contudo, cerca das 17:20 um outro incêndio deflagrou em S. Bento, também no mesmo concelho, e está a consumir mato numa zona de difícil acesso do Parque Natural Peneda Gerês.

A combatê-lo estão 73 homens, 19 viaturas, tendo sido apoidados durante o dia por um helicóptero e um avião anfíbio pesado.

Dada a gravidade da situação, estão presentes o governador civil, o comandante e 2º comandante distrital e o responsável pelo único parque nacional português que este ano já por diversas vezes foi atingido pelas chamas, que consumiram áreas da maior importância ecológica.

Numa noite que se prevê quente, numa zona quase inacessível e sem apoio de meios aéreos, esta é uma luta que pode ser demorada, tal como aconteceu em casos anteriores, e nos deve fazer reflectir quanto à gestão destas áreas, nomeadamente na necessidade de repensar a prevenção, construindo acessos e pontos de água de modo a que, em casos de necessidade como este, existam meios de defesa que têm sido vedados pelo fundamentalismo ecológico de alguns.

Para além destas ocorrências no PNPG, continua por circunscrever um incêndio que consome mato em Sanfins, no concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, e que é combatido por 28 bombeiros apoiados por 7 viaturas.

Sem comentários: