quarta-feira, dezembro 26, 2007

Pais querem sistemas de geo-localização para os filhos


Image Hosted by ImageShack
Trajecto obtido a partir de um localizador pessoal

Um inquérito realizado entre pais nos Estados Unidos revela que quase quatro em cada cinco dos inquiridos pensa oferecer aos filhos um telemóvel.

A razão essencial está relacionada com a segurança, que sentem será reforçada caso exista a possibilidade de a criança estar permanentemente contactável em caso de emergência.

Apenas uns escassos 13% fará esta aquisição para que a criança possa estar em contacto com a família ou amigos e menos ainda, apenas 6%, pensam em comprar um telemóvel por insistência da criança.

Curiosamente, ou talvez não, metade estariam interessados num equipamento que implementasse um sistema de geo-localização, baseado em GPS ou WiFi, de modo a saber em permanência onde estão os filhos, mas aparentemente quase todos desconhecem a existência deste tipo de aparelhos a preços cada vez mais acessíveis.

Lembramos que nos Estado Unidos os telemóveis recentes só podem ser activados se implementarem um sistema de localização, que normalmente será do tipo "Assisted GPS" ou AGPS, baseado num sistema de triangulação de antenas de GSM, mais barato do que o GPS tradicional, utilizável no interior de edifícios, mas com precisão inferior à do receptor dedicado que estamos habituados a ver.

Quase desconhecidos entre nós, os sistema de geo-localização que integram GPS e GSM, os mais precisos e os que dependem menos de tecnologia a instalar, serão uma alternativa interessante que, consideramos, poderem ser uma prenda de Natal simultaneamente útil e divertida que contribuirá em muito para a segurança dos mais novos.

Sem comentários: