quinta-feira, abril 03, 2008

GooPS: seguimento de sinal de GPS sobre o Google Earth


Image Hosted by Imageshack
Écran do Goops com sinal de GPS

O GooPs é um pequeno "plug-in" que permite o seguimento em tempo real de um GPS sobre a versão gratuita do Google Earth.

O GooPS também permite manter uma lista de percursos efectuados, com registo do horário de passagem e da velocidade e funciona com a maioria dos equipamentos de GPS e com alguns sistemas de seguimento para veículos, para além de ser compatível com o servidor do GpsGate.

Este programa vem em diversas versões, sendo uma delas de uso livre, que contempla funções básicas, uma denominada por Plus, que implementa novas possibilidades e, finalmente a Pro, com funções avançadas e sem limite no número de GPS a serem seguidos.

Todas as versões incluem um sistema de cursor tridimensional, que pode ser visualizado em qualquer angulo, podendo ser alterados pelo utilizador, percursos em tempo real, que podem ser gravados como ficheiros kml ou kmz e partilhados com outros utilizadores.

As várias versões são compatíveis com as restantes, bem como o Mologogo e o GpsGate e suportam as vistas de navegação do Google Earth como o zoom, rotação, inclinação e outros sem necessidade de "interfaces" adicionais e inclui um cliente de FTP integrado, facilitando a partilha "on-line" de ficheiros.

Na versão Plus, o GooPS permite ainda o seguimento em tempo real de até cinco utilizadores e variação de cor do percurso conforme a velocidade a que este é efectuado, bem como implementa um sistema de mãos livres, designado por AutoView, que varia angulo inclinação e rotação com base na velocidade.

A versão paga tem também uma função de registo de hora de passagem e uma janela flutuante para fácil visualização da velocidade, direcção e altitude, para além de suportar os dispositivos de seguimento Sanav GC-101 e Laipac S-911.

Este programa tem algumas semelhanças com o Earth Bridge, mas implementa um maior número de funções, sobretudo a nível de seguimento, podendo ser uma opção interessante para quem use algum dos localizadores suportados de forma nativa.

Sem comentários: