quinta-feira, fevereiro 27, 2020

HUD em veículos sem ODB2 - 2ª parte

Neste tipo de equipamento, completamente autónomo salvo no respeitante à alimentação, feita, normalmente, via tomada de isqueiro, ou por outra ligação de 12 volts, as configurações são reduzidas, embora possam ser estabelecidos alarmes, como de excesso de velocidade, ficando o sistema imediatamente operacional a partir do momento em que receba o sinal do GPS.

Lembramos que um sistema que indica a velocidade com base em GPS pode ter osciliações de curta duração, que resultam da margem de erro do próprio GPS, sendo que um erro posicional de alguns metros numa oscilação de poucos segundos se pode traduzir numa velocidade bastante diferente da real, algo que, em situações normais, tende a ser pouco frequente, mas não impossível.

Deste tipo de erro, caso por excesso, resulta, obviamente, o acionamento do alarme de velocidade excessiva, o que se pode revelar incómodo dada a possibilidade de falsos alarmes, sobretudo se o equipamento tiver uma programação menos evoluída, capaz de detectar algumas impossibilidades óbvias, como acelerações positivas ou negativas demasiado súbitas e restrinja o alarme de acordo com as leis da física.

Naturalmente, num sistema de baixo custo, a probabilidade de encontrarmos um tipo de programação evoluída será reduzida, pelo que a informação relativa à velocidade que este fornece pode estar errada, devendo ser considerada como um alerta, a confirmar pelo velocímetro do veículo.

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