terça-feira, março 10, 2009

Acidente mortal no Salir TT - 2ª parte


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Cartaz da 20ª edição do Salir TT

A perda de vidas humanas, sobretudo numa actividade de lazer que apreciamos, é sempre de lamentar, pelo que, antes de mais, enviamos as nossas condolências e solidariedade à família e amigos das vítimas.

A circulação fora de estrada, mesmo a baixas velocidades, obriga a uma extrema prudência e à observação de rigorosas normas de segurança, incluindo o uso dos dispositivos de retenção, sempre que existentes, cabendo à organização verificar as condições de circulação resultantes do percurso escolhido e alertar para locais de maior risco.

Também é de ter em conta que a resistência de diversos todo o terreno em caso de capotamento é diminuta, algo patente nos Land Rover Séries e Defender, por exemplo, nos quais será de considerar instalar um "roll bar", mesmo que seja um modelo menos dispendioso, e dar uma especial atenção aos pontos de fixação dos cintos de segurança.

Igualmente, as alterações que por vezes são introduzidas pelos proprietários, podendo apresentar vantagens em inúmeras situações, podem-se revelar traiçoeiras noutras, implicando alterações de comportamento que em vários casos podem ser imprevisíveis quando o veículo é levado ao limite.

Existirão sempre riscos na prática de qualquer actividade, e o todo o terreno não é excepção, mas estes podem e devem ser minimizados seja através de uma maior prudência, seja implementando, sempre que possível, dispositivos que aumentem a segurança dos veículos e, sobretudo, dos ocupantes.

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