quarta-feira, novembro 23, 2022

"Phishing" na "Black Friday" - 2ª parte

Neste tipo de fraude, são tipicamente mencionados e replicados os "sites" mais conhecidos, como a Amazon ou a Walmart, mas muitos outros, inclusivé a nível nacional surgem nas mensagens, que têm diferentes graus de sofisticação, tendo, quase sempre, em comum o facto de serem genéricas, não incluindo o nome do destinatário, e de a construção frásica, sobretudo quando em português, ser muito duvidosa, virtualmente incompatível com a redação utilizada numa empresa de alguma dimensão.

É de notar que, mesmo sem introduzir informação financeira, incluindo-se aqui dados para pagamento, a simples criação de uma conta, com dados pessoais pode ter consequências particularmente gravosas, com a informação a poder ser utilizada para múltiplos fins, e risco acrescido caso as credenciais utilizadas sejam comuns a outros "sites", sobretudo se entre estes se encontrarem os acessos a "sites" oficiais, profissionais ou plataformas de comércio electrónico, para citar alguns dos exemplos mais comuns.

Toda a atenção é necessária, em permanência, quando se fornecem dados ou se efectuam transações na Internet, mas nestes dias os cuidados devem ser redobrados, face a uma conjuntura especialmente propícia para as acções de organizações criminosas, algumas com a dimensão suficiente para poderem investir em esquemas complexos, que passam pela elaboração de "sites", registados, por vezes, com antecedência, como forma de os credibilizar, mas cujos conteúdos são carregados apenas na altura mais propícia para uso fraudulento.

Não aconselhamos os nossos leitores a deixarem de tirar partido destas promoções, estamos certos que alguma serão interessantes e, neste período de crise, os descontos serão de ter em conta, mas alertamos para os perigos existentes, particularmente graves nestes dias, aconselhando a maior prudência e a leitura de tudo o que já foi escrito, inclusivé por nós, acerca do "phishing" e das formas de o detectar atempadamente.

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