domingo, dezembro 24, 2006

Orientação por indícios


Image Hosted by ImageShack
Musgo numa árvore: um dos indícios da Natureza

Para além da observação da posição do Sol, é possível em pleno dia obter um conjunto de indícios que permita uma forma rudimentar de orientação.

Alertamos para o facto de estes serem indícios, que, do ponto de vista probabilístico são consistentes, mas que individualmente ou por condições específicas, podem revelar-se enganadores, mas, por poderem representar a única opção de orientação, não queremos deixar de mencioná-los.

Musgo e cogumelos: Tendem a desenvolver-se mais do lado Norte, onde há mais humidade.

Casca das árvores: São normalmente mais espessas e rugosas e têm mais fendas do lado onde são atingidas por mais frio, correspondendo ao lado Norte.

Inclinação das árvores: As árvores inclinam-se na direcção do vento dominante, pelo que se soubermos de onde sopra, é possível saber qual a orientação destas

Folhas de eucalipto: As faces ficam orientadas para Este ou para Oeste, de modo a ficarem menos expostas ao sol.

Girassóis: A flor costuma estar orientada para Sul, onde recebem mais raios solares.

Tocas de animais: As entradas ficam normalmente viradas para Sul, de modo a ficarem abrigadas do vento frio que sopra do Norte.

Caracóis: Normalmente escolhem os muros e paredes voltados para Este e para Sul.

Formigas: As entradas dos formigueiros costumam estar viradas para Sul.

Também algumas construções, sobretudo antigas, obedecem a um conjunto de regras ou princípios que nos permite utilizá-las para efeitos de orientação.

Nestas construções não se incluem, logicamente, edificações que por constrangimentos urbanísticos tenham sido orientadas numa direcção inevitável, como no sentido de uma rua ou enquadrada num determinado conjunto onde a autonomia da sua construção se perca.

Igrejas: Durante séculos, as igrejas costumavam ser construídas de forma a que o Altar-Mor ficasse voltado para Este e a porta principal para Oeste.

Campanários e torres: Muitas possuem no topo um cata-vento, que pode incluir uma cruzeta com os Pontos Cardeais.

Moinhos: A portas dos moinhos portugueses ficam, geralmente, viradas para Sudoeste.

Este conjunto de indícios, se validados mutuamente, podem auxiliar na orientação, sempre com a necessária reserva que pode resultar de condições específicas, como, por exemplo, de uma orografia que mude a direcção dos ventos dominantes ou provoque alterações climáticas.

Se houver um conjunto de indícios que, de forma consistente, apontem num mesmo sentido, será, com o necessário cuidado, de considerar como fornecendo uma informação suficientemente segura para servir como base de orientação.

Sem comentários: