Orientação pelo Sol com auxílio de um relógio
Por esta razão, e como mencionamos anteriormente, vamos abordar alguns métodos de orientação fáceis de utilizar e que podem servir de recurso em caso de necessidade.
Um dos métodos de orientação mais simples e conhecidos desde a Antiguidade, é seguir o movimento do Sol durante o seu percurso, desde que nasce a Este até que se põe a Oeste.
Ao meio-dia solar, que tipicamente difere um pouco do que é indicado pelo relógio, o Sol estará posicionado a Sul, com uma sombra bastante mais reduzida do que na altura do nascimento e do ocaso.
Em teoria, caso nos encontrassemos sobre a linha do Equador, a sombra de uma haste vertical seria nula, dado que o Sol estaria exactamente na sua direcção.
Esta dimensão da sombra é importante, pois a sua dimensão mínima corresponderá ao meio-dia solar e ao Sul, sendo que a partir do momento em que comece a aumentar, o Sol já se começou a deslocar para Oeste.
Logicamente, não será só no nascer do Sol, no ocaso ou no meio-dia que o Astro-Rei nos indica os pontos cardeais, sendo possível usar deste posição em conjunto com um convencional relógio de ponteiros.
Apontando o ponteiro das horas para o Sol, a bissetriz do ângulo menor formado com o eixo do meio dia do relógio indica o Sul, com uma pequena margem de erro.
Para os que não estão recordados, a bissetriz de um angulo é uma linha imaginária que divide o angulo exactamente ao meio.
Durante a chamada "hora de Verão", a diferença entre a hora solar e a dos relógios é maior, pelo que se poderá atrasar o relógio uma hora ou fazer o desconto em termos de graus, de modo a obter resultados tão precisos quanto possível, dentro das limitações deste método.
Para quem use relógios digitais, existe sempre a possibilidade de desenhar um relógio, com o ponteiro das horas no local correcto, de modo a usar o mesmo método.
Chamamos a atenção para o facto de estarmos a mencionar princípios que se verificam no hemisfério Norte, onde desenvolvemos a nossa actividade, sendo que no hemisfério Sul, se passa o inverso.
Sem comentários:
Enviar um comentário