segunda-feira, dezembro 18, 2006

Bolsa de Voluntariado "on-line"


Image Hosted by ImageShack
Bolsa do Voluntariado "on-line"

O número de portugueses que desenvolve algum tipo de actividade como voluntário, independentemente do sector onde actua, tem vindo a crescer nos últimos anos.

Com um número crescente de instituições que carecem do trabalho de voluntários e a dificuldade em fazer corresponder à vocação e capacidades de cada um, uma missão que potencie ao máximo o seu esforço, surgiu uma Bolsa do Voluntariado "on-line".

Até hoje, um dos maiores problemas do voluntariado foi o de coordenar as instituições que deles precisam com quem está disposto a oferecer o seu trabalho ou outros recursos de que disponha, sendo que muitas das competências se perdem por falta de uma função adequada, do que resulta uma desmotivação e, em muitos casos, o abandono da missão de voluntariado.

O objectivo deste "site" é o de constituir bases de dados de instituições, com as carências em termos de pessoas e recursos, e de voluntários, com a sua caracterização em termos de disponibilidade geográfica e temporal, bem como da sua vocação e das competências que possui, de modo a que haja a melhor combinação entre todos.

Lembramos que já mencionamos outras bolsas de voluntariado, nomeadamente a da Lousã, e que a questão do trabalho voluntário tem sido abordada por diversas vezes, quer na sua vertente legal, quer nos benefícios que revertem para quem se sacrifica pelos menos favorecidos.

Esta também poderá ser uma opção para associações de bombeiros que necessitem de colaboração em áreas específicas ou especializadas onde não disponham de recursos próprios, e que assim podem obter com maior facilidade a colaboração da comunidade onde se inserem.

Esta sugestão destina-se quer a potenciais voluntários, que nunca encontraram uma instituição com quem colaborar, mas também às instituições que estão menos habituadas a recorrer a bolsas de voluntariado e que agora podem encontrar uma nova fonte de recursos.

Sem comentários: