quarta-feira, dezembro 20, 2006

Apresentado o plano de emergência para a Serra da Estrela


Image Hosted by ImageShack
Land Rover Defender na Serra da Estrela

Foi apresentado em Castelo Branco o plano de emergência para a Serra da Estrela, que irá manter-se até ao próximo dia 8 de Abril de 2008 e tem como objectivo proteger pessoas e bens que se desloquem a esta área de desportos de Inverno.

O plano agora apresentado integra o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Parque Natural da Serra da Estrela (PNPG), a Estradas de Portugal, Scutvias e o Centro Distrital de Operações de Socorro.

Para Rui Esteves, comandante distrital do SNBPC, "o objectivo é ter uma resposta estruturada em cada situação de emergência, para que nada fique ao acaso", estando prevista a actuação dos meios de socorro e acções de prevenção em situações de acidente rodoviário nas estradas que fazem a ligação Covilhã-Torre-Manteigas-Seia.

Este plano foi reforçado, mas continua a ser dividido entre os distritos da Guarda e de Castelo Branco, numa situação algo lamentável, mas que para os responsáveis do SNBPC não tem acarretado "problemas de coordenação" nem "afectado a operacionalidade".

Esta falta de um plano único deve-se, aparentemente, a "comportamentos que não têm sido fáceis de ultrapassar", apesar de se terem efectuado tentativas no sentido de coordenar os esforços dos dois distritos através de uma centralização operacional.

Incluidos neste plano, está o Pelotão de Montanha da GNR, constituido por equipas de cinco elementos e especializado em resgates e por efectivos de seis corporações de bombeiros provenientes do distrito da Guarda, que incluem efectivos de Manteigas, Gouveia, Seia, São Romão e Loriga, e a da Covilhã do distrito de Castelo Branco.

Este dispositivo estará particularmente alerta aos fins de semana, quando se verifica uma maior afluência de turistas, altura em que está prevista a permanência no terreno equipas com nove homens, com duas viaturas de socorro e uma todo-o-terreno.

Lembramos que na Serra da Estrela, nesta altura do ano, pelas cinco da tarde é noite cerrada, com um acentuado arrefecimento noturno, tornando-se extremamente perigosa para quem não conheça a zona em questão.

Este alerta é extensível à circulação automóvel, sobretudo em zonas onde houver formação de gelo, as quais devem ser evitadas, salvo em casos de estrita necessidade.

Sem comentários: