quinta-feira, dezembro 28, 2006

Veículos de bombeiros de Vila Real com GPS


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Seguimento de veículo sobre mapa

Foi ontem apresentado em Vila Real um projecto-piloto que visa localizar e seguir os 136 veículos operacionais dos bombeiros do distrito via GPS.

O protocolo assinado entre o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) e a Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real é válido por dois anos e contou com a presença do secretário de Estado da Administração Interna.

Este projecto, denominado "SALVO - Sistema de Apoio à Localização de Veículos Operacionais", será inicialmente destinado aos bombeiros de Vila Real, mas será após a fase inicial de teste alargado a todo o País.

O SALVO resulta de um protocolo celebrado, no início deste ano, entre a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, que doou 50.000 euros para o projecto, e o SNBPC.

Segundo Ascenso Simões, no decorrer do próximo ano, este sistema será expandido, de modo a abranger todo o país, e será suportado através de candidaturas ao próximo Quadro Comunitário de Apoio.

Para o secretário de estado, este sistema "vai aumentar a segurança dos homens e dos veículos e permitir uma gestão mais eficaz dos meios envolvidos" e "permite determinar a localização exacta dos veículos no teatro de operações".

Resumidamente, em cada veículo será instalado um equipamento de localização que integra um sistema GPS (Global Position System), permitindo a sua localização através da Internet, via GPRS ou via telemóvel usando SMS.

Lembramos que aqui já apresentamos equipamentos que permitem o seguimento de veículos ou indivíduos, com características adequadas ao agora proposto, a preços individuais que variam entre os 150 e os 250 euros, sem descontos de quantidade ou encomendas directas à fábrica.


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Imagem 3D para melhor análise do terreno

Assim, fazendo o preço médio de 200 euros por unidade, os 50.000 euros doados pela Cooperativa Agrícola de Reguengos seriam suficientes para 250 equipamentos, ou seja, para todos os veículos do distrito de Vila Real e para a aquisição de infraestruturas.

Devemos, ainda, recordar, que estes sistemas de localização e seguimento, quando não via satélite, dependem em grande parte das redes de telemóveis, as quais são utilizadas para efeitos de comunicações, pelo que sem uma cobertura eficaz deixam de ser utilizáveis.

Esperamos, pois que, quer a nível orçamental, quer nos cuidados a ter na implementação deste sistema, sejam tido em conta os valores e os condicionalismos que temos vindo a mencionar, evitando assim gastos desnecessários com um sistema que, após finalizado, pode não oferecer a segurança pretendida.

Para o efeito, aconselhamos os nossos leitores a reler os textos sobre localização de veículos, sistemas de localização individuais e a sua disponibilidade, bem como relativamente às várias formas de localização e seguimento, onde esta problemática é abordada e alguns valores de equipamentos podem ser encontrados.

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