As campanhas de prevenção, entre as quais as conhecidas acções da Prevenção Rodoviária Portuguesa, basicamente desapareceram, privadas de verbas para o efeito, mas o facto é que duvidamos em muito da eficácia destas, após anos em que, aparentemente, apenas a repressão obteve alguns resultados a curto prazo, sendo certo que a mudança de mentalidades é lenta e, nalguns casos, geracional.
Sendo que apenas um processo devidamente planeado e estruturado, e cujos resultados somente serão visíveis a longo prazo, pode resolver de forma mais sólida e defenitiva este problema, são necessárias medidas de contingência que, inevitavelmente, serão sobretudo repressivas, as únicas que têm efeito imediato e permitem controlar uma situação que se tem vindo a agravar perante a passividade do poder político.
Algumas falhas nas vias, que deram origem aos chamados "pontos negros" contribuem com uma percentagem pequena para estes números, sendo que os números atribuíveis a falhas dos veículos, muitos deles circulando em muito mau estado, é desconhecido, não constando das estatísticas, podendo-se apenas intuir a existência de alguma relação entre a idade do parque automóvel e a qualidade do mesmo.
No entanto, tal relação não é línear, sendo que a manutenção, bem como os cuidados a ter com os diversos equipamentos, muito mais relevante do que a idade, sendo certo de que, mesmo um veículo recente, se mal mantido, muito rapidamente se detriora, representando um perigo algo oculto pela confiança dada pela escassa idade do mesmo.
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