Os sintomas são distintos, desde a não validação ou autenticação via RCS ao não envio, passando pelo desaparecimento de mensagens, e têm começado a surgir, com uma frequência crescente, nos últimos dois meses, havendo quem tenha relatado o facto em Dezembro, mas com uma especial incidência nos últimos dias, o que significa estarmos diante de uma opção do Google.
É de notar que já se verificavam limitações em equipamentos com este procedimento, como falhas no sistema de pagamentos Google Wallet e no Play Integrity API, o que faz todo o sentido, dado que o acesso a pagamentos bancários a partir de um dispositivo que terá vulnerabilidades tem riscos conhecidos, mas tal era uma limitação conhecida e entendida por muitos utilizadores.
Em contrapartida, bloquear mensagens via RCS parece ser um passo em frente, que o Google já confirmou, e que se integra numa estratégia que visa aumentar a segurança dos dispositivos e da própria Internet, sendo parte de um conjunto de medidas recentemente implementadas nos sistemas de mensagens, incluindo-se aqui o Gmail, e que têm resultado numa franca diminuição do número de mensagens indesejáveis.
Apesar de haver uma solução simples para a falha no envio de mensagens via RCS, bastanto instalar o Magisk e o Play Integrity Fix, o que permite passar o teste de integridade do dispositivo, após o que o problema do RCS fica ultrapassado, estamos, provavelmente, no início de um processo que visa aumentar o controle sobre os diversos equipamentos com Android, pelo que novas situações similares são esperadas.
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