Outras listas conhecidas são a "Fanboy's Annoyance List", que bloqueia conteúdos de páginas sociais, incluindo os "pop-ups" contidos nelas, enquanto a "Fanboy's Social Blocking List" se limita a remover conteúdos de redes sociais, como os botões de "like" ou partilha do Facebook e que muitas vezes são incluídos em páginas de "sites", reduzindo a possibilidade de uma interacção inadvertida.
Estes filtros são, essencialmente, ficheiros de texto cujo conteúdo são as referências dos anúncios ou páginas a bloquear, pelo que são de fácil manutenção e parametrização, podendo ser alterados mesmo por quem tenha pouca experiência nesta área, sendo, no entanto, de optar por colaborar com que faz esta acção a nível geral, de modo a que todos beneficiem de cada melhoramento.
Com a versão 64, o Opera optou por recorrer a este conjunto de listas para reforçar a sua capacidade para bloquear publicidade, tendo a vantagem de ser particularmente eficaz e bem mantida, mas, naturalmente, passando para um controle exterior o seu conteúdo, pelo que as exclusões deixam de ser controladas por quem desenvolve o navegador, sendo agora de uma fonte externa, em cujo o discernimento é necessário confiar.
Naturalmente, e porque a Internet gratuita, tal como a conhecemos, vive, em grande parte, de receitas publicitárias, será de tentar encontrar um equilíbrio razoável entre a manutenção da privacidade, um valor que consideramos superior, o desempenho, evitando carregar conteúdos inúteis, e a sustentabilidade dos "sites" para os quais a publicidade é essencial, alguns dos quais são da maior relevância para revelar factos ou aspectos que, muitas vezes, são ignorados pelas grandes cadeias de informação e necessitam ser expostos para uma melhor apreensão da realidade, pelo que estes inibidores devem ser usados tendo em vista as várias consequências do seu uso.
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