segunda-feira, outubro 06, 2025

Reparação de tejadilho em Discovery 1 - 2ª parte

Dependendo da extensão da zona a reparar, pode ser necessário ir aplicando esta resina de forma faseada, progredindo das bordas para o centro, até que todo o espaço esteja preenchido e se possa proceder à regularização da superfície, que é trabalhada como metal normal, recorrendo ao mesmo tipo de lixa e lixadoras ou ferramentas rotativas do tipo "dremel", que aconselhamos sinceramente face à dureza do produto utilizado.

Seguidamente, usamos uma cola específica para selar infiltrações entre a borracha do para-brisas e a chapa, e que iremos descrever em textos separados, e que é aplicada ao longo de toda a extensão superior da borracha, independentemente de a zona onde as infiltrações se verifiquem serem muito específicas, já que é necessário assegurar uma boa continuidade, sem correr riscos de se verificarem infiltrações entre os extremos da cola aplicada e a borracha original.

Depois de isolar a zona, recorre-se a um "spray" para pintura auto da cor do veículo para conferir um aspecto mais uniforme a toda a zona reparada, sendo certo que, a menos que se tenha um "spray" com a cor afinada, de modo a aproximar-se da cor do veículo no estado em que este se encontra, a cor agora aplicada será mais viva e intensa do que a do veículo, esta já desgastada pela exposição aos elementos da Natureza.

Sabendo, de antemão, que uma finalização perfeita é impossível de obter seguindo este método, encomendamos um autocolante destinado ao para-brisas, mas que será colocado sobre este, o que implica cortá-lo de forma a seguir os contornos da parte superior do para-brisas, o que pode ser feito recorrendo a um molde em papel, evitando danificar o autocolante.

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