Tendo em conta a sofisticação inerente aos veículos geridos electronicamente, apesar de concebidos há quase duas décadas, também os Td5 carecem de um equipamento de análise, sem o que a detecção de avarias se torna complexa e morosa, numa sucessão de tentativas e erros que podem encarecer em muito, mesmo que pela imobilização do veículo, todo o processo de reparação.
Pela sua especificidade, não sendo 100% OBD2, um grande número de equipamentos de diagnóstico não são compatíveis com os Land Rover com motor Td5, incluindo-se aqui os Defender e Discovery que utilizaram esta motorização e independentemente do tipo exacto de motor e centralina, muito embora possam surgir diferenças no comportamento dos dispositivos dependendo do modelo de veículo exacto.
No entanto, e apesar de algumas diferenças quando, por exemplo, a ligação é efectuada a um veículo com uma centralina MSB, que não pode ser programado por cabo, e os que possuem as mais recentes NNN, o facto é que a esmagadora maioria dos equipamentos de diagnóstico falha logo na conexão, podendo, ainda, forneceder dados errados.
São, por estes motivos, excluídos os equipamentos mais acessíveis, entre eles os populares ELM327, mas também alguns cujos próprios fabricantes garantem a compatibilidade e se verifica que, efectivamente, não o são, restanto, assim, apenas um número relativamente reduzido e que oferecem potencialidades e flexibilidade de utilização muito distintas, tendo, igualmente preços muito díspares.
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