Sempre que se aproxima a "Sexta Feira Negra", um dos maiores eventos comerciais anuais, repetimos o alerta para a grande incidência de ataques de "phishing" que decorrem nesta época em que o volume de compras "online" aumenta muito substancialmente e alguma pressa na concretização dos melhores negócios, com receio que alguns produtos esgotem, resultam numa maior vulnerabilidade.
É nesta altura que surge um maior número de "sites" falsos, capazes de replicar de forma convincente os que são detidos por algumas das maiores plataformas de venda "online", como o caso da Amazon, que chegam a ser replicados com grande detalhe e extensão, podendo enganar com alguma facilidade quem clique nas ligações de mensagens que replicam bem as originais.
O próprio nome destes "sites" falsos replica bem o dos originais, sendo a diferença do endereço, por vezes, quase imperceptível, em muitos casos recorrendo a caracteres não existentes na maioria dos países ocidentais, mas que têm uma aparência semelhante, com este truque a ser utilizado, sobretudo, nas vogais, para as quais existem caracteres muito parecidos mas que vão identicar endereços distintos.
Mesmo assim, na maior parte dos casos existem pequenos sinais de alerta, seja a nível da construção frásica, de pequenos erros ortográficos, num tipo de argumentação que visa uma decisão imediata, como a menção a unidades disponíveis em número muito limitado, preços completamente desfazados da realidade, mesmo tendo em conta os descontos praticados nesta altura, ou a ausência do nome do destinatário, bem como a utilização de um nome que não o do registo no "site" em causa.
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