O modelo que serve de exemplo é constituido por uma estrutura tubular em aço, com uma polegada de diâmetro, uma camada galvanizada e uma pintada com pó negro, sendo à prova de água e de corrosão, incluindo uma placa defletora de vento na dianteira, com o conjunto a ter uma altura de perto de 115 milímetros, o que proporciona uma boa acomodação para carga.
As fixações são incluídas, sendo compostas por peças em formato de "U", com todos os parafusos e acessórios que permitam serem fixas às barras do tejadilho, que devem poder suportar os entre 12 e 16 quilos da grade a que acrescem os perto de 90 quilos que esta grade suporta.
Naturalmente, sendo adicionada uma grade de carga no tejadilho, existe um maior consumo e mais ruído, sobretudo a alta velocidade, tendo um efeito no comportamento do veículo quando transporte carga, dado que faz subir de forma substancial o centro de gravidade, com as alterações dinâmicas a sentirem-se, sobretudo, em curva e durante acelerações e travagens.
Por pouco mais de uma centena de Euros, obviamente, dependendo do modelo exacto, este tipo de grade oferece um substancial aumento de capacidade de carga, sendo um investimento a ter em conta por parte de quem faça expedições, podendo escolher modelos mais resistentes, e de maiores dimensões, caso a utilização seja mais exigente, como a instalação de uma tenda de tejadilho, o que implica uma maior capacidade de carga.
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