quinta-feira, julho 04, 2013

Morreu Doug Engelbart, o inventor do "rato" para computadores

Image Hosted by Google Douglas Engelbart

Morreu na passada 4ª feira o engenheiro e pioneiro da informática Douglas Engelbart, que inventou o "rato", esse pequeno periférico que hoje todos conhecemos e, nas suas mais diversas formas, certamente utilizamos.

Formado em engenharia electrotécnica, Doug Engelbart foi investigador no Stanford Research Institute, contribuindo em muito para o desenvolvimento da informática tal como a conhecemos, com trabalhos inovadores na área da videoconferência e teleconferência, da Internet, nessa altura a Arpanet, e do correio electrónico, das "janelas" e das próprias ligações de hipertexto.

No entanto, foi a invenção do "rato", que na sua versão original não passava de uma simples caixa feita em madeira com duas rodas de metal, uma das 21 patentes que originou, que celebrizou Doug Engelbart no mundo da informática.

Titular da medalha nacional de tecnologia, a mais alta distinção do sector, Doug Engelbart foi um percussor, um dos protagonistas na já longa história da informática, deixando uma marca única, mesmo que muitos desconheçam quem esteve na origem de algo que usam todos os dias.

Sem comentários: