Apesar de as novas tecnologias permitirem a visualização quase real de vastos espaços territoriais, com enorme precisão e rigor, existem muitas situações nas quais a imagem virtual necessita de ser convertida para um modelo físico, que reproduzirá o terreno recorrendo a curvas de nível, no que se pode considerar uma tridimensionalização de um mapa topográfico.
Uma ferramenta pouco conhecida é o Terrain2STL, um utilitário disponível na Internet que permite, como o próprio nome indica, gerar ficheiros STL, os mesmos utilizados em impressão 3D, a partir de mapas virtuais, numa operação simples e automatizada, podendo ser parametrizado na altura da geração ou posteriormente, através da manipulação do ficheiro resultante.
Mesmo usando os parâmetros pré configurados, sem grandes conhecimentos da matéria, a plataforma gera um terreno realista, com a topografia correcta, mas que pode ser algo inexpressivo, salvo em zonas particularmente acidentados, onde o relevo seja mais evidente, como uma zona montanhosa, pelo que o aspecto de áreas mais planas, mesmo que com colinas, como é o caso de Lisboa, pode parecer algo plano.
Se observarmos o mapa da zona central de Lisboa, incluindo o Areeiro, o relevo parece pouco expressivo, embora perfeitamente visível, traduzindo correctamente a realidade, mas podendo ser mais dificil de interpretar do que o comum mapa topográfico, cujas curvas de nível evidenciam, de forma muito mais clara, o relevo presente.
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