É possível fazer um "bypass" ao imobilizador de diversos modelos de Land Rover, como os Defender ou Discovery que possuem motores motor Td5 ou V8, por exemplo, recorrendo a uma pequena placa com circuitos integrados, deixando de existir a possibilidade de situações de motor imobilizado, algo que pode ser interessante caso se pretenda optar por um sistema de segurança diferente ou para, pura e simplesmente, desactivar o imobilizador, o que faz sentido em veículos destinados a competição.
Apesar de estas pequenas placas, que vêm acompanhadas de instruções e para as quais existem vídeos onde o processo é descrito, serem de fácil instalação para quem, não sendo um profissional, possua um conjunto de conhecimentos sobre electrónica de veículos, a necessidade de um equipamento de diagnósticos, como uma Nanocom ou um Hawkeye com suporte para o veículo em causa, pode implicar recorrer a um especialista.
Para além da ligação física, é necessário proceder à sincronização deste circuito com a centralina, tal como sucede quando se efectua um novo emparelhamento entre uma centralina e um imobilizador, não podendo a operação ser efectuada caso a centralina esteja bloqueada, o que se destina a evitar que um pequeno integrado possa ser utilizado para ultrapassar a segurança de um veículo.
O preço desde tipo de dispositivo, embora varie um pouco de acordo com o modelo em causa, ronda os 70 Euros, incluindo portes a partir de Inglaterra, podendo acrescer custos de instalação, caso não efectuada pelo próprio, sendo uma alternativa interessante para quem pretenda eliminar o imobilizador que vem de origem, com tudo o que tal implica caso não se opte por outro sistema de segurança.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário