Para quem, como nós, aprecia os métodos de orientação mais antigos, que dispensam tecnologias recentes, e a sua evolução ao longo da História, o medidor de distâncias por estimativa utilizado pelo exército americano durante a Guerra Civil é particularmente interessante.
Este pequeno dispositivo é composto, essencialmente, por uma estrutura graduada, uma régua deslizante e uma corda, que, ficando presa nos lábios, quando esticada, estabelece uma distância fixa entre o olho e a abertura da escala.
Construído em cobre, com graduação em jardas, o que corresponde a 0.9144 metros, tipicamente arredondado para 0.9 metros, tem como escala um objecto de 1.80 metros, perto de 2 jardas ou 6 pés, e que se aproxima da altura de um ser humano, sendo óbvio que é pensando neste tipo de possíveis alvos que foi constuído este equipamento.
Tal como a régua de milésimos que descrevemos há uns anos, o princípio de funcionamento baseia-se na abertura do ângulo que corresponde à relação entre a distância e a dimensão, neste caso, altura visualizada, do objecto que serve como referência, conseguindo-se assim uma estimativa da distância.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário