quarta-feira, outubro 01, 2025

Oficinas auto em garagens de prédios - 2ª parte

É de notar que podem surgir surpresas, tal como aconteceu connosco, ou seja, ao usar uma ferramenta para remover a ferrugem, o que pode parecer meramente superficial pode revelar-se bem mais extenso, mas este tipo de cola, que funciona como uma espécie de solda, tem a densidade e a viscosidade adequadas para este tipo de reparação, mesmo que os danos sejam significativos.

O custo total, cuja maior parte do valor recaiu sobre o tubo substituido, ficou a perto de um terço do que teria custado numa oficina mais convencional, tendo sido efectuada com a rapidez possível, com a demora a recair, essencialmente no período necessário para o fornecimento do tubo, feito à medida, como cópia do original, sendo o restante trabalho efectuado num par de dias.

Por razões óbvias, não vamos partilhar aqui os dados referentes à oficina em que esta reparação foi efectuada, podemos apenas adiantar que fica na linha de Sintra, mas temos conhecimento de várias outras, quase sempre nos arredores de Lisboa, onde pequenas garagens de prédios permitem a antigos mecânicos continuar a trabalhar, suprindo uma falta que se faz sentir cada vez mais num sector onde as oficinas independentes têm vindo a desaparecer ou ser absorvidas pelas grandes cadeias de reparadoras ou de serviços rápidos.

Infelizmente, com o desaparecimento de muitas pequenas oficinas, onde a relação entre o proprietário e o cliente era mais próxima e cada veículo reparado era conhecido, os serviços de mecânica não apenas tiveram uma subida de preço substancial, como muitas das reparações, por vezes simples, mas um pouco trabalhosas, a passarem a ser meras substituições de peças, com todos os encargos e desperdícios que tal implica.

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