quinta-feira, março 25, 2010

INEM dispensa 95 enfermeiros - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma intervenção do INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai dispensar, 53 enfermeiros que trabalham nos quatro Centros de Orientação Nacional de Doentes Urgentes (CODU), número que será adicionado aos 42 que anteriormente sairam da instituição.

Assim, serão 95 enfermeiros a serem dispensados recentement do INEM, do que resulta uma poupança de perto de 350.000 euros em horas extraordinárias, mas que irá sobrecarregar os médicos na avaliação dos casos, o que implica maior demora no atendimento.

Esta opção, que implica um risco acrescido para as populações, já que todos podemos necessitar do socorro prestado pelo INEM, terá maior impacto seja quando existem menos efectivos disponíveis, como acontece durante a noite, ou em situações de pico, que podem acontecer, por exemplo, durante uma vaga de calor.

Nestes turnos, quando já não existiam enfermeiros disponíveis, situações que deviam ser encaminhadas para as "vias verdes AVC" já não o estavam a ser e verificavam-se reclamações por parte de neurologistas devido ao encaminhamento incorrecto dos doentes.

Sem comentários: