terça-feira, março 23, 2010

Internet Explorer perde quota de mercado na CE

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Um écran de selecção de "browser"

A obrigatoriedade de incluir um écran de selecção de "browser" nos Windows 7 vendidos na Comunidade Europeia (CE) teve como consequência a perda de quota de mercado do Internet Explorer e a subida dos seus rivais.

Rivais como o Mozzila Firefox ou o Opera têm sido os mais beneficiados, segundo as estatísticas que se baseiam essencialmente nos grandes mercados europeus, como a Inglaterra, França ou Alemanha, nos quais a penetração do Windows 7 atinge maiores proporções.

No entanto, este tipo de opção não surge, por exemplo, quando se efectuam actualizações, onde as defenições anteriores do utilizador pervalecem, nem quando a proveniencia do sistema operativo é exterior à CE, havendo ainda situações a nível empresarial onde o mesmo não se verifica por razões óbvias.

Embora a decisão comunitária seja discutível e nem sequer, na nossa opinião, aponte no caminho certo que devera ir no sentido de uma maior abertura do código do sistema operativo e na utilização e sistema alternativos abertos, é indiscutível que o combate contra aos monopólios deve ser semprer uma medida prioritária, mas sempre na perspectiva de um maior desenvolvimento tecnológico na Europa e não através da limitação ou constrangimento do que é realizado noutros países.

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