domingo, junho 06, 2010

Menos 5 mortos nas estadas nos primeiros cinco meses de 2010 - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma ambulância do INEM

A evolução dos números, que pouco se alteraram desde o ano anterior, verifica-se quando é manifesto, seja pela observação directa e quase intuitiva, seja pelo consumo de combustíveis, que o número de quilómetros percorridos é menor, sendo óbvio que o número de acidentes por distância percorrida aumento significativamente.

Com um número de feridos com gravidade e mortos, se adicionados, a diminuir ligeira, mas sensivelmente, verifica-se que entre este grupo a percentagem de vítimas mortais aumenta ligeiramente, ou seja, em caso de um acidente grave, a probabilidade de perder a vida aumentou.

Só analizando os acidentes graves será possível tirar conclusões quanto a este aumento, sobretudo numa altura em que os automóveis, em princípio, serão mais seguros, pelo que apenas caracterizando os sinistros e a qualidade do socorro se poderão obter algumas explicações.

Será de ter em conta que, com o encerramento de numerosos serviços de urgência, o tipo de socorro prestado sofreu profundas alterações, com mais e melhores meios disponíveis, os quais se vêm na contingência de percorrer distâncias superiores e, consequentemente, de atrasar os cuidados prestados nas urgências.

Sem comentários: