segunda-feira, agosto 13, 2012

Mais um bombeiro morre no combate às chamas - 2ª parte

Image Hosted by Google Bombeiro no combate a um fogo em Portugal

Este fogo inclui-se no total de 956 que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na última semana, do que resulta uma média diária de 136 fogos, alguns deles de grandes dimensões e que se prolongaram vários dias.

Para combater estes fogos, que atingiram o pico na passada quinta-feira, como 152 incêndios registados, foram mobilizados 18.373 efectivos, apoiados por 4.907 veículos, com os meios aéreos disponíveis a efectuar 388 missões operacionais.

Segundo os últimos dados provisórios disponibilizados pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), a área ardida mais do que triplicou relativamente ao período homólogo de 2011, com um total de 67.052 hectares devastados até ao dia 31 de Julho.

Apesar de assustadoras, mesmo que com números inferiores aos de alguns dos piores anos da última década, a frieza destes números não revela toda a tragédia humana, nem o impacto económico que esta devastação provoca num País já muito afectado pela crise económica e financeira que atravessa, e que se vê ainda mais afectado pelos numerosos incêndios deste ano.

Sem comentários: