terça-feira, julho 16, 2013

Calculador de exposição para câmaras Lomo

Image Hosted by Google Calculador de exposição para câmaras Lomo em uso

As câmaras do tipo Lomo, ou "pin hole", são as mais simples em termos de concepção e construção, dado que não possuem lentes ou mecanismos complexos de focagem, sendo uma forma interessante de iniciação à fotografia, dado permitirem aprender algumas técnicas simples, bem como a forma de funcionamento de uma câmara.

Apesar da sua simplicidade, existem alguns parâmetros dos quais depende uma foto de melhor qualidade, pelo que divulgamos um calculador de exposição, que facilita selecionar o valor adequado, caso a câmara em uso implemente esta funcionalidade.

Baseado no calculador de exposição "Ilford Photo", desenhado por Richard Koolish, este modelo pode ser feito em casa, bastando imprimir o ficheiro em formato PDF, de preferência em cartolina, cobrir com plástico autocolante transparente, recortar as peças e segurá-las com um pequeno rebite.

O processo de utilização é extremamente simples, bastando rodar os discos de modo a acertar os valores que decorrem da luminosidade, do tipo de rolo utilizado, podendo-se ver no outro disco a velocidade e exposição consideradas como mais adequadas.

Sem comentários: