quinta-feira, agosto 29, 2019

O "Slic3r" para impressão 3D - 1ª parte

Uma característica das impressoras 3D é, tipicamente, a impressão em camadas horizontais, algo que resulta do processo de preparação da impressão, que fatia o objecto em camadas sucessivas, optando, por uma questão de facilidade de programação e processamento, pela sua divisão em camadas horizontais, pelo que, após a conclusão de uma, a impressora passa à seguinte.

Sobretudo nos modelos que recorrem a PLA, este tipo de operação tem como consequência o facto de as camadas ficarem visíveis, com as linhas expostas, o que, para obter um bom resultado, implica um tratamento pós-impressão que pode revelar-se complexo ou mesmo dispendioso, podendo-se, ainda, perder alguns detalhes.

Dado que a opção pelas camadas horizontais não se deve a uma limitação da impressora, que tem uma cabeça que se move tridimensionalmente, sobre os três eixos, e nos vários sentidos, apenas o "software" utilizado, muitas vezes designado por "slicer", e que procede ao fatiamento do objecto, constitui o factor limitativo do qual resulta esta situação pouco agradável.

O "Slic3r" é um programa gratuito, de código aberto, que permite proceder ao fatiamento de objectos para impressão 3D sem o constrangimento das camadas horizontais, resultanto em formas mais naturais, com a cabeça de impressão a subir e descer para imprimir uma linha, algo que contraria outros programas onde a cabeça apenas sobre, algo que acontece sempre que uma camada, sempre horizontal, é terminada.

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